No ano de 2012, o nosso país será sede da cúpula mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e desenvolvimento, a Rio +20. Esse grande evento tem como objetivo reunir cientistas, empresários, políticos, ambientalistas e a sociedade civil para definir os caminhos do nosso planeta. Chegou o momento de nós brasileiros mostramos para a humanidade que podemos alcançar um desenvolvimento sustentável com base no equílibrio.
O Brasil vive um momento de ascensão econômica, não deixando de vivenciar o dilema entre: meio ambiente e o desenvolvimento. O desenvolvimento do nosso país é mais que necessário para que se possa dar melhores condições para os brasileiros que vivem na miséria. No entanto, o custo desse desenvolvimento não pode ser a destruição da natureza. O preço pode vir bem caro depois.
Nosso país é campeão em biodiversidade, detendo 20% do total mundial. Sendo assim, pode muito bem ser o maior exemplo de que é possível alcançar a legislação moderna, privilegiando o planejamento territorial com a participação social, a pesquisa científica, enfim, compatibilizar desenvolvimento e conservação do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário